domingo, junho 30, 2013

Alicia Keys em Lisboa!


“I love Lisboa!!”, escreveu Alicia Keys, na sua página de facebook. O namoro entre a cantora e os portugueses começou em 2004, ano em que a jovem se estreou em palcos nacionais, com um concerto no Rock In Rio. 9 anos e outros dois concertos depois – em 2008 e 2010 – a norte-americana nascida e criada no bairro de Hell’s Kitchen, em Nova Iorque, regressou à capital lusa, com a “Set The World On Fire Tour”, na mesma semana em que lançou o CD e DVD "Vh1 Storytellers". 

Pouco depois das 21h30 a cantora surge em palco no topo de uma escadaria, com a habitual postura algo felina e teatral e um chapeu a lembrar a sua imagem do início de carreira. À espera tinha uma sala bastante composta, conhecedora e entusiasta q.b. Ouvidos alguns versos e meia duzia de acordes de ‘Streets of New York’ e ‘Empire State of Mind (Part II)’ e a Keys logo se atira a ‘Karma’, tema do álbum “The Diary Of Alicia Keys”, de 2003. “Olá Lisboa! Vamos divertir-nos esta noite?”, disse a protagonista do serão, antes de se sentar ao piano, o seu instrumento de eleição, para interpretar ‘You Don’t Know My Name’, outra faixa desse mesmo álbum, escrita e produzida em parceria com Kanye West. A acompanhar Alicia está uma banda, composta por dois cantores de apoio, bateria, baixo, guitarra e teclista, num palco sem grandes elementos cénicos, além da escada e dos instrumentos. 


  Alicia Keys MTV EMA 2012

A imagem de uma rapariga tímida com rastas, que escreve e compõe as suas próprias canções, detentora de capacidades vocais acima da média e formação de piano clássico que encantou o mundo há mais de uma década não passa agora de uma recordação. Embora ela continue a cantar com a alma, ao talento do início de carreira Alicia Keys, agora com 32 anos, acrescentou reputação, determinação, postura e carisma, bem como vendas na ordem dos 30 milhões de álbuns, 14 prémios Grammy, 5 American Music Awards, 4 MTV VMA e 3 EMA, entre muitos outros. O álbum mais recente, “Girl On Fire” – influenciado pela morte da avó, o casamento com o rapper Swizz Beatz e o nascimento do primeiro filho, Egypt - é exemplo dessa evolução e, segundo a própria, “fala sobre novos começos e novas perspetivas”. Desse registo ‘Tears Always Win’, novo single, escrito com Bruno Mars, e ‘Listen To Your Heart’, tema recheado de funk e soul, foram as primeiras músicas que ouvimos. 

Já nos concertos das digressões anteriores Alicia tinha demonstrado o seu lado de diva pop, envolvendo-se nas coreografias. Ainda que essa não seja, claramente, a sua essência, nesta tour o concerto também vai alternando entre os momentos mais calmos e genuínos ao piano e as ‘danças’ sensuais. Foi assim em ‘A Woman’s Worth’, clássico do primeiro álbum, “Songs In A Minor”, de 2001, e em ‘Limitedness’, do mais recente “Girl On Fire”, de 2012. 

Ainda que de forma mais subtil do que na última tour, a norte-americana continua a transmitir, entre músicas, mensagens de amor e paz, sem esquecer a justiça, coragem, igualdade, esperança ou liberdade. 


  Alicia Keys MTV VMA 2012
Temas como ‘Diary’ ou ‘If I Ain't Got You’ - de "The Diary Of Alicia Keys", de 2003 -, ‘Try Sleeping With a Broken Heart’ e ‘Doesn’t Mean Anything’ - ambas de "The Element Of Freedom" (2009) -, 'Like You'll ever See Me Again' - de "As I Am" (2007) -, ou ‘Unbreakable’ - do álbum “MTV Unplugged”, de 2005-, e ‘Brand New Me’, outra faixa do último álbum, escrita em parceria com Emeli Sandé, fizeram os fãs vibrar. Mas um dos grandes momentos da noite foi ao som de ‘Fallin’, com o público em delírio, bem como ‘No One’, com o pequeno Egypt, de apenas três anos de idade, a invadir o palco para dançar, provando ter genes de artista e protagonizando o momento mais ternurento do serão, a anteceder o primeiro encore. No regresso ao palco Alicia Keys trouxe ‘New Day’ e, sem pausas, assumiu os comandos da percussão, numa das músicas mais esperadas, ‘Girl On Fire’, tema apresentado ao vivo pela primeira vez nos MTV VMA 2012 (na foto acima) e, posteriormente, nos MTV EMA 2012 (video no final do texto). O alinhamento ficou completo com o segundo encore e a gloriosa ‘Empire State of Mind (Part II)’, hino à cidade de Nova Iorque, durante a qual o pequeno Egy voltou ao palco. «Obrigado por me receberem a mim e ao meu filho. Vou lembrar-me sempre deste sítio bonito chamado Lisboa. (...) Continuem a evoluir e não deixem que ninguém vos derrube», disse a cantora na despedida. Terminava assim, de forma triunfante, cerca de uma hora e meia de espetáculo, conduzido de forma tão competente, empenhada e rigorosa, quanto poderosa, genuína e apaixonada. Cada um dos fãs terá certamente saído da Meo Arena a pensar “I love you too, Alicia”! 

Fica o alinhamento do concerto: 

Karma 
You Don't Know My Name
Tears Always Win
Listen to Your Heart
Like You'll Never See Me Again
A Woman's Worth
Diary
Un-Thinkable (I'm Ready) 
Try Sleeping with a Broken Heart 
Fallin'
When It's All Over
Limitedless
Unbreakable
Doesn't Mean Anything
Brand New Me
If I Ain't Got You
No One

Encore 1
New Day
Girl on Fire 

Encore 2
Empire State of Mind (Part II)

Sem comentários: